Utilizamos qualidade todos os dias sem
perceber, quando escolhemos uma roupa pra sair, quando vamos almoçar em um
restaurante, quando fazemos compras, um caminho mais curto para o trabalho,
dentre tantas outras, assim quando fazemos uma escolha sempre pensamos no que é
melhor e se é melhor, é provável que tenha qualidade. Claro que o cliente vê a qualidade de um produto ou serviço de acordo com sua necessidade, mas qualidade envolve muitos outros fatores que nem sempre estão explícitos.
Pra entender melhor, vou dar um exemplo
interessante que preparei só pra vocês, vamos lá!
Imaginem uma escova de dentes que você
compra em um supermercado, ela tem cerdas macias para retirar as sujeiras e não
machucar a gengiva, um cabo fácil de manusear e vem junto com um protetor para
impedir o contato com microrganismos e insetos , então faço a pergunta... Essa
escova é uma escova que possui qualidade?
E se eu disser que ela agora possui massageadores de gengivas entre as cerdas e um higienizador de línguas, além
disso, o cabo foi projetado para alcançar os locais mais difíceis da boca e
está com o preço abaixo do praticado em mercado. E agora, essa escova é uma
escova que possui qualidade? (responda antes de ler o próximo parágrafo).
Tenho quase certeza que você disse “sim” ou
“com certeza”, mas e se eu disser que para produzir cada escova, são gastos 100
litros de água, que a produção é feita através de trabalho escravo sem nenhuma
preocupação com a saúde e segurança dos colaboradores, que os resíduos gerados
poluem rios e lençóis freáticos e que a vida útil do produto é de apenas uma
semana. Pergunto novamente, essa escova é uma escova que possui qualidade?
Na verdade eu só quero dizer que qualidade
é muito mais do que vocês vêem em anúncios ou nas prateleiras de lojas e
supermercados.
Uns dizem que qualidade é adequação do produto ao uso, outros dizem que são um conjunto de fatores que visam à satisfação do cliente. Eu digo que é um processo ou um conjunto de processos que utiliza seus recursos escassos de forma eficiente para produção de um bem ou serviço e cumpri rigorosamente suas responsabilidades sociais, ambientais e com a saúde e segurança de seus colaboradores, visando à satisfação do cliente e superando suas expectativas.
Tenho certeza que a partir de agora vocês
vão pensar duas ou três vezes antes de dizer que um produto ou serviço possui
qualidade ou não.
Espero que tenham gostado da explicação.
Até + pessoal.
Há, comentem para melhorar o entendimento
de outros leitores, suas dúvidas, opiniões, e reclamações são muito importantes
para todos.







2 comentários:
Sua explicação foi ótima, clareou bem a mente.
Fantástico, sem dúvida esses são alguns dos principais padrões de qualidade que precisam ser adotados pelas grandes organizações que querem ter um diferencial no mercado.
Postar um comentário